Fazer o que a empresa ou o chefe pedem é relativamente fácil, qualquer um pode fazê-lo, desde que tenha a qualificação necessária.
A diferença está no que pode fazer a mais. Não que o mercado não procure os profissionais operacionais, estes são muito demandados, mas os proativos são os que geralmente conseguem dar voos mais altos.
Os profissionais que vivem de braços cruzados, não oferecem ajuda aos colegas, não pensam diferente, não procuram inovar e ficam somente no feijão com arroz de sempre estão com os dias contados.
Descruze os braços, arregace as mangas. Se conseguiu fazer seu trabalho todo num curto espaço de tempo, parabéns! Mas o que mais você pode fazer? Será que ninguém precisa de sua ajuda? Será que não é hora de sugerir algo novo? Por fim, deixe de lado a preguiça.
A proatividade é o caminho para a excelência. Ser proativo é antecipar soluções, mostrar alternativas de como algo poderia ser feito melhor. Pessoas proativas são mais eficazes, destacam-se com mais facilidade e tornam-se mais aptas a exercer novas funções, novas atribuições e, conseqüentemente, ter êxito – na vida pessoal e profissional.
Ser Proativo é sinônimo de ter iniciativa, de superar as expectativas iniciais. O profissional proativo é aquele que se antecipa às situações. Ele tem conhecimentos sobre sua área de atuação, sabe como seus colegas trabalham e aproveita para adquirir experiências com eles, mesmo não tendo muito tempo. Ou seja, o proativo tenta, em todas as situações, adquirir o máximo de conhecimentos (muitas vezes inconscientemente), o que lhe permite antecipar-se aos fatos. O profissional proativo é aquele que gosta de sair da rotina e que sempre oferece alternativas, soluções e uma visão positiva.
Sugestões para desenvolver a habilidade de ser proativo:
-
Observe
-
você poderá aprender muitas coisas novas e agir de forma mais eficaz se parar algum tempo por dia para observar e refletir sobre o que faz e pensa - seja consultor de si próprio!
-
Escreva suas idéias e pensamentos
-
mesmo que, aparentemente, sejam absurdos. Aos poucos, você aprenderá ordenar seus conhecimentos e observações para aplicações práticas.
-
Não aja de imediato
-
Ao perceber mudanças ocorrendo, não faça a primeira coisa que lhe vem à mente. Reflita. Pergunte. Consulte. Pesquise na internet. Leia. Aprenda. Depois, pratique.
-
Deixe de elogiar-se
-
É bom perguntar aos outros o que eles pensam de você - nem sempre eles estarão corretos, mas muitas críticas podem ter alguma base - que tal mudar de atitude?
-
Pare de pensar como todo mundo
-
Você votou naquele candidato porque a pesquisa de opinião pública o levou a isto? Lamento, você está errado. Não pense igual, pense independentemente! Saia do "mesmismo".
-
Arrisque-se a mudar
-
O que aconteceria se você mudasse (para melhor)? Então, motive-se e comece agir (mas faça-o com consciência e cautela).
-
Veja um problema de vários ângulos
-
Será que o homem veio mesmo do macaco? Alguém pensa diferente? Porquê? Não acredite em tudo o que a ciência, a religião, os filósofos e ideólogos despejam na mídia! Pesquise e comece a ter idéias próprias!
-
Participe de uma causa social
-
Você enxergará os problemas humanos de outro ângulo - verá que seus problemas são minúsculos, diante da imensidão das necessidades não supridas!
-
Escolha amigos que lhe digam a verdade
-
Eu detesto bajuladores. Fujo deles. Meus melhores amigos são os corajosos - aqueles que tem a coragem de dizer que estou errado, e porquê. São estes que eu valorizo e prefiro.
-
Saiba que você vai errar ao longo do caminho.
-
Não se estresse, o importante é entender o que foi feito de errado, aprender com o erro e não fazer de novo.
Vale a pena ver Também
Acompanhe esta sábia estória:
Luiz era funcionário de uma empresa há quatro anos. Naquele dia, ele estava muito chateado e resolvera ter uma conversa com o proprietário.Ao se encaminhar até à sala onde ocorreria a conversa, ele ficou se questionando porque estava sendo tão injustiçado. Quanto mais ele pensava, mais certeza tinha que precisava tirar isso a limpo.
Aproximou-se do dono da empresa e foi logo falando: “ – Estou chateado! Convivo com vocês há quatro anos e nunca pedi nada. Fiquei sabendo que o Hudson, que chegou há apenas seis meses, já entrou ganhando igual a mim. E o mais grave: tem um boato de que ele recebeu aumento de salário! Quero saber como fica a minha situação, já que estou na empresa há mais tempo.”
O proprietário concorda que Luiz tem o direito de ficar chateado e apenas lhe pede um favor: “- Gostaria que você fosse até o supermercado da esquina e verifique se tem abacaxi, pois deverei realizar um encontro, ainda hoje, com todos os funcionários e quero servir frutas no lanche.”
Luiz ficou sem entender nada, mas foi até o supermercado, conforme lhe fora solicitado. Retornou e informou que havia bastante abacaxi.
O patrão chama Hudson e lhe faz a mesma solicitação pedida a Luiz. Determina, ainda, que Luiz permaneça na sala, até que Hudson retorne.
Ao retornar, Hudson informa: “- Tem abacaxi, mas eles não estão muito bons, pois estão verdes e pequenos.
No entanto, as melancias, melões e tangerinas estão excelentes; as bananas, maçãs e uvas estão com ótimos preços, além de estarem maduras, o que seria ótimo para a festa.”
Nesse momento, o patrão olha para Luiz e exclama: “- Esta é uma das razões porque o Hudson está em melhor situação salarial que você! Ele poderia ter retornado com uma resposta simples, mas foi mais além, trouxe outras possibilidades e me deu alternativas de escolha.
Referencias/Fontes: