Dentro da Tag Insight da Qualidade vou postar videos da Internet sobre Qualidade em atendimento.
Estes vídeos tem a intenção de despertar a necessidade de estarmos sempre nos renovando e em busca constante da satisfação dos usuários.
A parceria com os colegas de trabalho nada mais é do que um casamento de características pessoais e profissionais que, como outro qualquer, exige muita dedicação, flexibilidade e força de vontade para fazer o relacionamento dar certo. Conhecer os tipos de pessoas que nos cercam é muito importante, temos que ter muita paciência e jogo de cintura no ambiente trabalho onde conviver é inevitável. Afinal, é no trabalho que passamos a maior parte de nosso tempo.
Existem vários tipos de pessoa, vários temperamentos, atitudes, são as diferenças individuais, vejamos abaixo alguns tipos:
1. O Pessimista: Passa o dia reclamando, da vida, do trabalho, da comida, de tudo. Tem uma negatividade contagiante e irritadora. . Meia hora ouvindo aquilo ali e parece que você está carregando o mundo nas costas, de tão negativa que é a sua energia. Delegam uma função para ele, ele reclama. Avocam uma função, ele reclama. Aumentam o salario, ele reclama que foi pouco. Tudo é motivo para reclamar. Sempre alega que não cumpriu com o que era para ser feito porque não “havia condições para tal”
2. O Engraçado: É o palhaço da turma, sempre bem humorado, fazendo brincadeiras divertindo todos os colegas. É a diversão do setor , quando você o vê, logo pensa “O Bozo chegou!”. Brincar uma vez ou outra faz parte da dinâmica saudável do ambiente de trabalho, mas o excesso estraga. E quando o sujeito não tem o “desconfiometro”, aí a coisa complica! Começa por brincadeiras bobinhas … e você ri e releva. E as brincadeiras vão evoluindo até chegar ao ponto do ”sem noção”, que nem uma criança de 5 anos de idade faria. “Ah, mais era só uma brincadeira”.
3. O Ansioso/estressado: É aquele que mais parece uma bomba relógio. Nunca se sabe ao certo quando, mas uma hora ele explode e a culpa cai para todos os lados. Sempre com os nervos a flor da pele, explode por tudo.
4. O Fofoqueiro: Independente do sexo, esse é um tipo que incomoda amargamente. Fala sobre a vida de todos e não poupa ninguém. Em todo lugar tem aquela pessoa que gosta de comentar a vida de todo mundo, e nem sempre de uma maneira legal. A maldade destilada atinge desde o nosso desempenho no trabalho até a nossa vida pessoal. Esse é praticamente o diabinho no ombro que sussurra no ouvido; não gosta de paz no ambiente de trabalho. Seu objetivo principal é disseminar a fofoca e a discórdia. Os “semeadores da discórdia” são alvo das reclamações da maioria dos trabalhadores brasileiros, já que a fofoca foi eleita como o pior hábito e o motor das brigas.
5. O Sem Noção/Bonzinho: É uma simpatia, trata todos com muito carinho. Faz com você perca o seu bom senso, por exemplo. Ele é o sujeito que chega ao trabalho e pega aquele copinho de 50 mL de café – que dura mais de duas horas para acabar – e rodeia o ambiente de trabalho conversando com todo mundo, contando história, puxando papo. “Faz o social”. Está o tempo todo sorrindo, te chamando de “amigo”, cheio de abraços e beijinhos e carinhos, te trata como a pessoa mais querida do mundo, mas está preparando a sua cama e não perde a oportunidade de, nas suas costas, claro, apontar seus defeitos para os outros? Esse é o mais perigoso.
6. O Preguiçoso: Finge que trabalha, mas enrola mais que tudo. A pessoa não levanta a bunda da cadeira pra nada. Precisa de um documento no arquivo? Pede pra alguém pegar. Quer água? Pede pra alguém pegar. Quer o grampeador que está na mesa ao lado dele? Pede pra alguém do outro lado da sala pegar. É geralmente bem simpático! Talvez para não ser desmascarado pelos colegas. É aquele que faz cara de ocupado, mas passa o dia inteiro no Facebook combinando festa com os amigos. Na hora das reuniões, tenta levar crédito pelo trabalho de todo mundo. Mas como o cara é parceiro de cerveja no final de semana, o povo acaba relevando. Acha que todos estão à sua disposição e que todos são seus empregados.
7. O Perfeitinho: O cara tem o jeito dele de trabalhar e de fazer as coisas. Ele já tem na cabeça dele qual é o jeito “certo” de realizar determinadas tarefas e se você não faz do jeito DELE você está fazendo tudo errado, ainda que no final o resultado seja exatamente o mesmo. É o tipo de gente que tem razão em todo o que fala e faz.
8. O Invejoso: Esse só pensa em subir na vida. Passa por cima seja de quem for para conseguir o que quer, se aproxima como um amigo e dá o bote na hora certa. No fim só está pensando em si mesmo. Desconfie de gente muito boazinha e simpática.
9. O Puxa Saco/O Espião: É colado no chefe, o tipo de funcionário que vai rir até das piadas sem graça feita pelo superior só para manter o contato com ele. De tão irritante é o mais chato da equipe. Ele são uma espécie de escoria das empresas. Vive beijando o chão que o chefe pisa para ganhar uma promoção. Faz as coisas mais ridículas, dedura todo mundo, caráter é o que lhe falta. Quando ganha a tão almejada promoção, toda mundo tem consciência que não fez por méritos e sim por causa do “puxa-saquismo infinito”, ainda que, o próprio ache mesmo que mereceu. Esse tipo está o tempo todo andando pela empresa. Sabe onde todo mundo está e o que está fazendo. Quem já terminou o trabalho, quem ainda tem pendências, quantas vezes cada um foi no banheiro ou tomar café. Cuida da vida e do trabalho de todos enquanto o dele se acúmula em cima da mesa. Passa tanto tempo preocupado com o trabalho dos outros que nunca tem tempo pra fazer o seu. Se o chefe for pra praia o cidadão é capaz de morrer afogado. Se tirar uma radiografia, certeza que aquele seu colega de trabalho aparecerá pendurado.
10. O Deixa pra Amanhã: Parece que já faz parte da rotina dos brasileiros deixarem tudo para a última hora. Dizem que no final é só dar o tal jeitinho brasileiro que tudo dá certo ou ainda tudo se acaba em pizza”. Porém nem sempre é assim que as coisas acontecem. O problema é que nem sempre postergamos por dias, costumamos empurrar com a barriga por períodos mais longos, e assim este tipo de funcionário está sempre apagando fogo, pois não sabe planejar corretamente as suas atividades.
11. O Medroso: Esse é do tipo que se sente ameaçado com tudo. Qualquer reunião ou qualquer conversa paralela já é motivo para se sentir ameaçado. Está o tempo todo falando em complôs. Acha que vai ser mandado embora a qualquer momento. Se você passou por ele logo de manhã e não falou “Bom dia” com um sorriso enorme no rosto ele já acha que você está bravo com ele, ou que você está sabendo de algo relacionado à sua demissão.
12. O Zangado: Nunca está satisfeito com nada. Sempre com os nervos a flor da pele, explode por tudo, não tem a mínima educação e bons modos.. Vê defeito em tudo, reclama, reclama, mas nunca apresenta uma solução. Chega na empresa reclamando e vai embora reclamando.
Referencias/Fontes
Imagens Fonte: Google